98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 25/08/2021

Projeto faz troca de lâmpadas que geram até 90% de economia no consumo de energia

FOTO: Assessoria
FOTO: Assessoria


Até sexta-feira (27), os moradores aqui de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, podem participar do projeto “Nossa Energia”, trocando lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Na comparação, a troca pode reduzir de 50% a 90% o consumo da energia.


A ação social, é realizada de forma gratuita pela Energisa por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, serão 11 cidades beneficiadas no Estado, onde o projeto disponibilizou 192 mil lâmpadas para Mato Grosso, sendo que quatro mil já foram destinadas a associações de apoio a idosos e crianças, como também para creches. 


Cada família tem direito a trocar até seis novas lâmpadas. Para ter direito ao benefício é preciso ir até o local de troca e levar lâmpadas fluorescentes ou incandescentes usadas para serem trocadas por lâmpadas de LED novas. Em caso de lâmpada queimada, também é permitida a substituição. É preciso ainda ter em mãos RG, CPF e uma conta de energia.


De acordo com a Energisa, o objetivo da ação é reduzir o consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda com a substituição de lâmpadas antigas por lâmpadas de LED mais econômicas.


Outra parte importante do projeto, é o descarte correto dessas lâmpadas recolhidas, o analista de eficiência energética, Alex Silva, explica como é feito.


"Temos na parte de descarte de lâmpadas, uma fase de esmagamento onde vamos fazer toda a trituração do material, bem como uma outra parte de separação, componentes desse material que está sendo inutilizado. Terminais de alumínio, pinos de latão, componentes de ferro e o material contaminante que existe nas lâmpadas fluorescentes, rica em mercúrio. Então a gente faz todo esse processo junto a essa empresa especializada, para fazer a destinação correta desse resíduo. Temos essa preocupação voltada a sustentabilidade, justamente para preservar o meio ambiente.", explicou. 


Em Sinop, a ação está sendo realizada durante toda essa semana, com término na próxima sexta-feira, no CRAS Boa Esperança, que fica na Rua Benedita Nogueira, sem número, no bairro Boa Esperança. O atendimento é feito das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias