98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 29/03/2022

MT é destaque no Pan-Americano de Cross Country

Foto: Lance/Assessoria
Foto: Lance/Assessoria

Atletas apoiados por projetos de incentivo ao esporte, criados pelo Governo de Mato Grosso, se destacam cada vez mais nas competições internacionais que participam. Entre os projetos está no Olimpus MT, cujo edital foi lançado na semana passada, pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Os resultados do mais relevante programa financeiro para o desenvolvimento do esporte no Estado são cada vez mais competitivos.


Os mato-grossenses Jânio Varjão e Wendel Gerônimo foram campeões no Pan-Americano de Cross Country, neste domingo (27.03), em Serra, no Espírito Santo. Ambos são bolsistas do Projeto Olimpus MT. E com o apoio dos Pontos de Esporte, no caso do Jânio, outro projeto vencedor da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.


Manuel Tsiwario, etnia Xavante, o indígena a compor uma seleção brasileira de atletismo, classificada pela primeira vez de bronze. O atleta, da terra Indígena de Sangradouro, da cidade de General Carneiro, em Mato Grosso, tem pouco mais de um ano de treinamento.


Manoel foi revelado pelo professor Sivirino Souza dos Santos, quando o treinador foi acompanhar uma competição na aldeia, em dezembro de 2020.


Pensei muito se eu ia, porque era longe - 260 km -, perto de Natal e em um período de chuva, com trajetória de muita lama na estrada de terra. acabou indo e o Manuel correu descalço e, aos 15 anos, fechou uma prova de 10 km em 36:37. Fiquei lembrado, lembrei o treinador.


Sivirino conta ainda que o atleta tem muitas dificuldades de comunicação e que nunca havia saído da aldeia e está aprendendo português e descobrindo um novo mundo.


“Coisas comuns para qualquer pessoa que tinha morador dos grandes estão sendo novidades para ele que nunca tinha e viajado de avião, de elevador, de elevador, de centros planejados em prédio como no hotel em Serra. Tudo é novidade para ele".


Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, esses são resultados expressivos, de atletas apoiados por muitos projetos de incentivo ao esporte criado pelo Governo de Mato Grosso.


“Nosso esporte tem muito potencial e, daqui em diante, cada vez mais campeões destaque em nacionais e internacionais. Parabéns a todos essess e guerreiras que tanto nos orgulham. A propósito, a equipe feminina de goalball, da Associação Mato-grossense dos Cegos, contemplada no Projeto Ponto do Esporte, também foi campeã da Super Copa Brasil na modalidade, recentemente”, comemorou.


No total, a competição encontrou 371 participantes, com atletas do Canadá, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Dos convocados, o, além do país, além do Brasil, por brasileiros do Distrito da Bahia, do Ceará, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

FONTE: Assessoria