98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 02/03/2022

Síndrome do Ovário Policístico: o que é, causas e tratamento

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Você tem ciclos menstruais irregulares? Já ouviu falar de Síndrome de ovários policísticos? Neste episódio, a Dra. Denise Yanasse dará mais detalhes sobre o assunto.


A do ovário policístico é um problema hormonal comum nas mulheres em idade fértil.


Esse problema hormonal pode resultar em três características principais: 


- Ciclos menstruais prolongados e as vezes ausentes: ter oito ciclos ou menos por ano ou sem menstruar por mais de três meses.


- Hiperandrogenismo que pode ser (aumento de peso, acne, ganho de peso com acúmulo de gordura abdominal, queda de cabelo) e gordura corporal.


- Ovário com aspecto micropolicístico no ultrassom.


E, disso, é obrigatório que você investigue e outros sintomas da doença que também podem apresentar alterações como alterações, aumento da tireóide, anormalidades da menopausa, mudanças precoces, mudanças prostáticas, menopausa, glândula adrenal, entre outros. 


Um ponto importante a ser ressaltado é que não é porque você tem um ovário micropolicístico no ultrassom, que você tem a síndrome. Para ter a síndrome é preciso também outras características como irregularidades menstruais e/ou hiperandrogenismo.


E qual a causa da síndrome dos ovários policísticos? A medicina não sabe ao certo. Alguns fatores como hereditariedade, excesso de insulina e produção de crescimento do crescimento próprio pode estar associado.


Quem tem esse problema tem o risco de uma série de outras doenças como: diabetes tipo 2, pressão alta, colesterol e triglicérides aumentados, gordura não saudável chamada esteatose hepática, obesidade e síndrome metabólica com aumento da gordura abdominal e apneia do sono. 


Esses são os fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto e derrame como todas as doenças cardiovasculares.


Além disso, a Síndrome do Ovário Policístico também está associada a:


* Infertilidade, uma vez que ela não ovula ou ovula poucas vezes
* Sangramento uterino aumentado
* Câncer de mama e endométrio 
* Problemas na gravidez como diabetes e pré-eclâmpsia
* Dentre outros, como depressão e ansiedade.


Como não se sabe a causa exata do problema não há remédios para o problema, mas é possível controlar normalmente o uso de medicamentos e mudanças na dieta, como perda de peso e mudanças na dieta. 


 

FONTE: Brasil 61