98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 26/11/2021

Primeira competição robótica será realizada no Shopping Sinop no próximo final de semana

FOTO: Assessoria
FOTO: Assessoria

O evento está marcado para às 10h da manhã deste sábado (27) e evidencia o trabalho de 70 alunos do Colégio Regina Pacis. A garotada envolvida no projeto tem de 6 a 17  anos. O grupo é responsável pela criação dos robôs: Trator Autônomo, Pulverizador e a Patrola Carteira. A ideia faz parte de  pesquisas realizadas pela professora de física e doutora em Robótica Educacional do Colégio Regina Pacis, Ana Paula Giacomassi Luciano.


A nossa Liga de Robôs, foi desenvolvida para que os alunos possam apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de tecnologia, fomentem a criatividade e a relação que existe em uma equipe”, explicou a doutora.


A professora lembrou ainda, que a escolha do Shopping tem o objetivo de fomentar a produção de tecnologias. “Podemos ser precursores de novas tecnologias e apresentar essas possibilidades para o mercado, ao mesmo tempo em que cumprimos com as funções educacionais”, pontuou.


O coordenador de marketing do empreendimento, Marcos Venício, destaca que a inovação tecnológica também faz parte do Shopping Sinop. “Tecnologias sustentáveis estão mais do que presentes no nosso dia a dia, prova disso é o nosso sistema de iluminação, ventilação e a reutilização água pluviais. Isso tudo, um dia passou por experimentos e a gente se sente útil motivando a garotada a criar, desenvolver avanços que melhoram a vida em sociedade”, ponderou o coordenador.


A COMPETIÇÃO


Os alunos participantes precisam controlar tudo, desde a lógica da programação até a construção eletrônica.


Eles aprendem a soldar, montar componentes eletrônicos e até mesmo a parte criativa da confecção desse robô. As habilidades todas estão voltadas ao movimento STEM que contempla a  ciência, tecnologia, matemática e as artes”, explicou a doutora.


A professora aponta ainda, que toda a estrutura, tanto a confeccionada de forma manual, quanto a impressa em 3D são de materiais recicláveis ou sustentáveis.


CIÊNCIA ROBÓTICA NO MEIO EDUCACIONAL


A robótica tem a possibilidade de trabalhar na transversalidade de cada componente curricular. Além de tecnologia, história, matemática, cumplicidade outros fatores também são trabalhados.


É importante a gente entender o desenvolvimento social e histórico de cada sociedade e de cada país para compreender os avanços tecnológicos que acontecem. A guerras fria e a primeira e segunda guerra mundiais, por exemplo, proporcionaram grandes avanços nas áreas da tecnologia. Então a construção de um robô vai além, dialoga com todos os componentes curriculares”, pontuou a professora.

FONTE: BW Comunicação