98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 06/01/2022

Descubra como aliviar sintomas de ansiedade com exercícios de respiração

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A ansiedade tem sido um tema bastante discutido na atualidade. Isso porque o contexto conturbado motivado pela pandemia de covid-19 trouxe diversas consequências negativas para a saúde mental de muitas pessoas. 


De acordo com Francisco Kaiut, criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, os sintomas da ansiedade podem variar de indivíduo para indivíduo, mas, no geral, é possível tomar algumas ações para aliviar os efeitos das crises. 


As crises de ansiedade podem desencadear palpitações e dores no peito, sensação de tremor nos membros inferiores, tensão muscular e, sobretudo, respiração ofegante e falta de ar. O que muitos não sabem é que a respiração e as emoções estão diretamente relacionadas”, explica Kaiut. 


Para exemplificar sua afirmação, o professor aponta que, quando o indivíduo está tranquilo e em um estado de tranquilidade, sua respiração tende a ser controlada e suave. Por outro lado, quando se sente ansioso ou irritado, sente a respiração agitada, rápida e superficial. 


 “Como a respiração está relacionada às emoções, é possível dizer que os exercícios de respiração na prática de yoga são essenciais. A respiração possui ligação direta com o sistema nervoso e afeta como nos sentimos. Por isso, é possível trabalhá-la para aliviar os sintomas de ansiedade e de outros transtornos psicológicos”, ressalta Kaiut. 


Para controlar os efeitos da ansiedade, o professor de yoga aponta as principais práticas relacionadas à respiração. “Na maioria das situações, respirar com calma é a maneira mais natural de respirar. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, uma respiração profunda e ampla não é necessária”, pondera. 


A respiração desempenha um papel importante no yoga, uma vez que a prática afeta o corpo e a mente de várias maneiras. “Durante a prática de yoga a respiração muda de forma natural por meio do movimento, da ativação muscular, da alteração entre a contração e a liberação e entre a sensação interior de paz, suporte e amplitude”, explica Kaiut. 


No Método Kaiut Yoga, existe uma proposta de reeducação da respiração, para que uma regulação do sistema nervoso impacte diretamente em sintomas ansiosos.  


O desenvolvimento de uma respiração melhor, diretamente ligada à regulação do sistema nervoso, passa pela respiração. Assim, o primeiro passo para conquistar uma respiração melhor é perceber sua respiração, sem analisar, julgar ou interferir. Na sequência, a ideia é respirar em ciclos reduzidos sustentáveis, reeducando seu próprio sistema a respirar de uma forma mais natural e harmônica", finaliza o professor. 

FONTE: MF Press Global