98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 18/09/2021

Aprendizagem é porta de entrada no mundo do trabalho para os jovens

FOTO: Site Social Daniel Coutinho
FOTO: Site Social Daniel Coutinho

Dados do CAGED mostram que entre janeiro e agosto deste ano foram 280 mil novas contratações de menores aprendizes levando em consideração as admissões de jovens em todo o Brasil, contra aproximadamente 213 mil desligamentos, o que significa um saldo de novas vagas de aproximadamente 67 mil novos postos de trabalho.


O número de acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), reflete o preenchimento de oportunidades que deixaram de ser preenchidas em 2020, em virtude do agravamento da pandemia. Deste total, o Centro de Integração foi responsável por preencher aproximadamente 35 mil novas vagas de janeiro a julho, o que representa um crescimento de 57% em comparação com o mesmo período de 2020.


"A legislação estabelece uma cota para contratação de aprendizes de no mínimo 5% da força de trabalho de referência da empresa. A iniciativa é voltada a jovens entre 14 anos e 24 anos, que recebem também capacitação profissional. De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, há cerca de 425 mil aprendizes ativos no país. Se todas as empresas cumprissem a cota, o número seria de quase 885 mil", explicou Humberto Casagrande, CEO do CIEE.


Em Sinop,  para esta semana  10 vagas abertas para jovens a partir de 14 anos até 24 anos incompletos.


A Lei da Aprendizagem, é considerada uma importante ferramenta de inclusão no mundo do trabalho e ganhou protagonismo nas últimas semanas, nos debates envolvendo a MP 1045, encarada por muitos especialistas como uma minirreforma trabalhista defendida pelo governo, que não foi aprovada pelo Senado e acabou arquivada.


A aprendizagem garante aos jovens carteira assinada, salário-mínimo proporcional à sua jornada de trabalho, 13º, férias, FGTS. Ou seja: um verdadeiro vínculo empregatício. A lei também estabelece que organizações de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos, como aprendizes. Esta cota atualmente é fixada entre 5% e 15% do número total de funcionários de cada empresa.


De acordo com a legislação vigente, o contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período o jovem tem a possibilidade de desenvolver competências que serão importantes para sua vida profissional e ao mesmo tempo, fundamentais para o exercício da cidadania.

FONTE: Assessoria