98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 21/08/2021

Ministro de Infraestrutura participa de mobilização em Sinop e reforça que Ferrogrão não tem problemas ambientais

Foto: Renan Schuster
Foto: Renan Schuster

Sinop recebeu um evento histórico nesse sábado (21), pela manhã com a presença do ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas. Mais de 300 pessoas participaram do ato em apoio a Ferrogrão no Centro de Eventos Dante de Oliveira de vários setores. Na oportunidade o ministro explicou que o edital de concessão deve ser lançado ainda nesse ano e enfatizou que não há problemas ambientais envolvidos, mas tem pessoas que são contra o desenvolvimento de toda a região. "A ferrovia é sustentavel, ningúem gostaria de investir em algo que não é. É a imagem deles também". 


Na mobilização foi explanado que os trilhos passarão lado a lado da BR-163 e que não há passagem dentro de área indígena, a mais próxima fica três vezes mais longe que a lei pede. Após o início das obras devem demorar pouco mais de 10 anos para realmente entrar em funcionamento as máquinas que terão investimento de 21 bilhões de reais. Participaram do evento deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de toda a região. Entre eles o deputado Nelson Barbudo do PSL que é um dos maiores apoiadores das obras e do governo federal.


O setor agropecuário será altamente impactado positivamente com as obras da Ferrogrão já que a produção sairá de Sinop nos vagões e não mais pela BR-163. Com isso os produtores também devem ter uma economia no valor destinado ao transporte. "Hoje a gente estima que a redução dos custos para o produtor será de 20 a 30%", disso o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Fernando Cadore.


Se todas as pendencias com o STF forem resolvidas o lançamento do edital será feito no final desse ano. O leilão ocorre no primeiro trimestre de 2022 e contrato é assinado no final do mesmo ano.

FONTE: Renan Schuster