98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 18/06/2020

IR 2020: 20 mil de contribuintes de MT ainda não declararam imposto de renda

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prazo para a entrega do Imposto de Renda na Receita Federal termina dia 30 deste mês. Mesmo com a prorrogação do caso, cerca de 200 mil pessoas em Mato Grosso ainda não enviaram os dados. O contribuinte que não entregar está sujeito a multa e suspensão do CPF.



Em Mato Grosso, a expectativa é de que 570 mil contribuintes entreguem a declaração do imposto de renda. A declaração é obrigatória pra quem, em 2019, recebeu mais de R$28,5 mil.
O auditor fiscal da Receita Federal, Renato Moreira Pinheiro, conta que o prazo foi ampliado devido a pandemia.
 


“Até o momento, nós recebemos cerca de 570 mil declarações, então temos quase 200 mil ainda para serem entregues. Lembrando que o prazo inicial era de 30 de abril, mas por conta da pandemia, a Receita se a obrigação de ampliar esse prazo pra evitar aglomerações nas delegacias e junto aos contadores, afirma
 
A orientação é que mesmo se o contribuinte não tiver todos os documentos, é preciso fazer a declaração dentro do prazo. Se não for entregue, o CPF da pessoa é suspenso e só vai ser regularizado quando houver a entrega.
 


“Aquele contribuinte que está obrigado a entregar a declaração do imposto de renda e não faz, ele vai ter seu CPF suspenso e ele só vai ser regularizado quando entregar a declaração.”
 
 
Quem entregar a declaração em atraso, está sujeito a multa mínima de R$165,00 podendo chegar a uma multa máxima de 20% do imposto de renda devido. Pra quem já está em dia com a receita federal, a restituição segue o cronograma, o primeiro lote já foi liberado em maio e os demais serão nos próximos meses.
A declaração do imposto de renda pode ser feita pelo site da Receita federal.

FONTE: G1 MT