98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 semana atrás - 10/01/2022

Pós-férias: 5 dicas valiosas para recuperar cabelos loiros super danificados no verão

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

As férias tem prazo para acabar, mas os danos ao cabelo causados pelo excesso de exposição ao sol, mar e piscina podem continuar a incomodar se os cuidados com os fios não forem adequados. Quando falamos de fios loiros, o problema se torna ainda maior, já que geralmente estes acabam sendo mais prejudicados pelo cloro, sal do mar e exposição solar prolongada. 


A cientista especialista em Cosmetologia Avançada e expert em saúde capilar, Jackeline Alecrim, aponta dicas importantes para quem busca reaver a saúde dos fios loiros e começar 2022 de maneira saudável.


Dica 1: Prevenindo e revertendo o temido efeito esverdeado nos fios loiros


Jackeline explica que é muito comum que os fios loiros fiquem com um tom esverdeado, por exemplo, ao entrar em contato com a água da piscina. Isso se deve às interações químicas entre o fio e as substâncias usadas para tratar a água da piscina, quanto maior a concentração utilizada, mais potente é a reação que altera a cor dos fios, podendo inclusive, causar outros danos pro cabelo. 


Para evitar o problema, é essencial umedecer as madeixas com água mineral ou filtrada antes de entrar na piscina. Se a concentração de cloro estiver muito alta, o ideal é proteger os fios com uma touca apropriada. “Caso ocorra exposição e o cabelo fique esverdeado, o mais adequado é procurar um profissional capacitado para fazer a correção da cor dos fios e nunca tentar reverter o problema em casa misturando substâncias, já que receitas caseiras inadequadas podem agravar o quadro causando até mesmo quebra generalizada dos fios. Casos leves respondem bem a aplicação de leite puro no cabelo por 20 minutos, pode-se repetir a operação se necessário”, aconselha a especialista. 


Após a realização da receitinha, Jackeline defende o uso de um shampoo purificante para remover suavemente as substâncias maléficas sem fragilizar o cabelo. A cientista alerta que este shampoo não deve ser do tipo “antiresíduos”, pois, estes podem danificar a fibra capilar fragilizada.


Dica 2: Efeito alaranjado, como tratar? 


Os fios loiros que passaram pelo processo de descoloração tendem a se tornar amarelados ou alaranjados por conta da ação de radicais livres e da oxidação que ocorre naturalmente na superfície da fibra capilar. Para minimizar a ocorrência, a cientista aconselha o uso de matizadores específicos. “Também é necessário sempre enxaguar adequadamente os produtos com a descrição ‘com enxágue', pois estes resíduos no sol podem favorecer o amarelamento”, explica.


Dica 3: Como devolver a sedosidade, tratar o frizz e melhorar o aspecto das pontas das madeixas loiras 


O ideal é dar preferência a produtos que tenham alta capacidade de absorção na fibra capilar, já que o córtex de fios descoloridos geralmente está exposto e esta região sofre danos consideráveis. Além disso as cutículas tendem a ficar demasiadamente abertas aumentando a sensação de ressecamento, ampolas especializadas em condicionamento e realinhamento das cutículas são super bem vindas para reverter o problema”, ensina. 


A cientista aponta ainda que, a umectação capilar pode ser associada, sendo uma excelente alternativa para potencializar a reposição de lipídios benéficos para a fibra.


A umectação é uma solução eficiente se associada a um tratamento com produtos de alta absorção para repor os demais componentes ausentes na fibra capilar danificada. Os fios respondem rapidamente ao procedimento, quando bem realizado, se tornando sedosos e fortes”. Para realizá-la, Jackeline aposta no uso do óleo de coco extra virgem uma vez por semana para cabelos super danificados. “Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, ele não provoca amarelamento dos fios, já que é incolor e inclusive inibe a ação de radicais livres e a oxidação dos fios”, pontua.


Dica 4: Evite o agravamento dos danos na fibra capilar com uma medida simples 


De acordo com a especialista, nunca se deve pentear os cabelos no banho, pois os fios molhados são mais frágeis e essa é uma das práticas que mais favorecem a quebra do cabelo. “Vale ressaltar que fios que passaram por descoloração são ainda mais frágeis e mais propensos à quebra ao serem penteados úmidos”.


Dica 5: Invista em Finalizadores


Para Jackeline, é essencial que as loiras utilizem finalizadores com base lipídica pelo menos uma vez ao dia pós lavagem e até mesmo no dia a dia. “É importante para realizar a manutenção da saúde do cabelo e evitar o ressecamento e a quebra, além de repor os lipídios benéficos que aumentam a resistência, a sedosidade e a penetrabilidade do cabelo”, afirma.

FONTE: MF Press Global