98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 25/04/2022

Cuidado com a saúde mental pode ajudar atletas? Estudo revela habilidades cognitivas podem ser desenvolvidas

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Um estudo publicado pela revista multidisciplinar Ciência Latina revela que quanto antes os atletas tratarem mentalmente maior é uma chance de desenvolver habilidades cognitivas e como esse processo acontece. O trabalho foi desenvolvido pelo filósofo e especialista em desempenho do futebol, Lincoln Nunes e resultou na sua formação em psicanálise Logos University International (UniLogos). O trabalho teve como orientador o PhD neurocientista e mestre em psicanálise Dr. Fabiano de Abreu Agrela.


No estudo, o psicanalista afirma que há uma das funções entre os jogadores, e a consequência das atitudes dentro e fora das suas áreas de atuação.

A 'equação' desenvolveu a seguinte fórmula: I + M + E = R. Ou seja, Indivíduo, meio, esporte e, claro, a resposta. Então, se o jogador sabe lidar com o estímulo de forma positiva, consequentemente, a resposta será positiva. A chave está na questão de lidar com um estímulo numa brecha de segundos. Tudo isso pode ser aprendido e armazenado através das sessões de aprendizagem comportamental e logo parte da rotina de treinos do atleta ”, disse.

O estudo apresenta também bases da metodologia que comprova o uso aplicado de diversas áreas, como: Psanálise em Filosofia e Psicologia Educacional (Sigmund Freud e Skinner) no âmbito das variantes das escolas de aprendizagem e da Fisiologia e Psicologia (Bradford Cannon, Pilay), produz resultados da média para os profissionais de pesquisa projetados pelas bases e do seu modelo de ensino amplo.


Conforme Lincoln, o trabalho foi realizado com base na comparação da evolução de desempenho no contexto do futebol a da análise de atletas que convivem com alto nível de pressão diária e, consequentemente, irregularidades no quesito desempenho.


O psicanalista concluiu que a possibilidade de conexão multidisciplinar entre diversas áreas e pesquisas científicas auxiliares das atletas no seu na manutenção e aumento do seu rendimento esportivo fundado em um mental fortificado.

FONTE: MF Press Global