98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 20/05/2020

SINOP: UFMT começa a realizar testes de coronavírus

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop está apta a realizar os testes rápidos do coronavírus. O Hospital Veterinário da unidade que estava sendo preparado recebeu os equipamentos e a estrutura está pronta. Cerca de 13 funcionários irão atender Sinop e mais 14 municípios na região norte do estado. De acordo com a professora doutora Gisele Facholi Bomfim, a Secretária Municipal de Saúde de cada município que irão selecionar as amostras e encaminhar para a instituição.


“Todos os profissionais são da UFMT, temos oito professoras, três médicos veterinários que são residentes do hospital veterinário e duas técnicas que vão participar diretamente do diagnóstico. Todos foram treinados, e muitos já tem experiência com a técnica”.


As secretárias estadual e municipais de saúde terão acessos aos resultados através de um sistema, e encaminharão aos pacientes. Serão realizados aproximadamente 20 testes por dia e a instituição tem até 72 horas para emitir o resultado.


A professora ressalta que a instituição não realiza a coleta das amostras, o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde ou um hospital. “A gente só recebe amostra, as secretárias que encaminham as amostras para a UFMT”.


A Usina Hidrelétrica de Sinop e o Rotary Club Teles Pires contribuíram para a montagem do laboratório.

FONTE: Vanessa Kienen