98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 30/05/2020

SINOP: retorno de aulas em escolas municipais é adiado

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O retorno das aulas nas escolas da rede municipal de Sinop, previsto para ocorrer na data de 01 de junho, foi adiado. Atividades presenciais discentes e docentes seguem suspensas por tempo indeterminado, anunciou neste sábado, 30/05, a prefeita Rosana Martinelli. 


Para a tomada de decisão, a Prefeitura vinha avaliando de forma permanente o cenário Covid-19 tanto em Sinop quanto em municípios próximos. Além disso, a ampliação de leitos de UTI para pacientes vítimas do coronavírus no Hospital Regional de Sinop também era aguardada, uma vez que a relação leitos disponíveis x ocupação por casos da doença também deve ser respeitada, seguindo os diálogos estabelecidos com órgãos como o Ministério Público. 


"Não é apenas no município de Sinop que os casos estão aumentando. Decidimos que as aulas não retornarão. Diante desse compromisso e avaliando os casos evolutivos do Covid-19 no município, não retornaremos. Sempre falamos que havia uma previsão - que era segunda-feira (01) - , mas estamos sendo prudentes. Enquanto não tivermos mais leitos de UTI funcionando em nosso município não vamos voltar as aulas", destacou Rosana Martinelli.


Até a sexta-feira, 29/05, o município contabilizava 54 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Segundo explicou a prefeita, todos os trâmites de segurança para a volta às aulas já tinham sido tomados. 


Medidas contempladas pelo plano de contingência da rede municipal de saúde listavam ações tanto dentro quanto fora das salas de aula. Por exemplo, higienização das unidades, adoção do uso contínuo de álcool tanto para limpeza de mãos quanto de materiais de alunos e professores, aferição da temperatura corporal dos alunos, distanciamento mínimo de um metro e meio entre os alunos e nova sistemática para o horário de lanche, evitando aglomeração, bem como suspensão de atividades coletivas ao ar livre.


Embora as atividades presenciais não retornem nas escolas, o método pedagógico permanece com atividades disponibilizadas de forma online ou em material impresso, com retirada na Secretaria de Educação. 


Famílias credenciadas no Bolsa Família e cujos filhos estão matriculados na rede municipal voltarão a receber o kit merenda da Prefeitura de Sinop. Novas ações de desinfecção em áreas públicas voltarão a ser realizadas.
 
A decisão da Prefeitura de Sinop não influencia a rede particular de educação, que vem retomando suas aulas de forma gradativa e de forma facultativa. 

FONTE: Assessoria