98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 26/10/2020

FISCALIZAÇÃO NO EXCESSO DE PESO EM CAMINMHÕES

Fiscalização de excesso de peso em caminhões. (Foto: Assessoria)
Fiscalização de excesso de peso em caminhões. (Foto: Assessoria)

A fiscalização no trecho do município de Guarantã do Norte próximo à divisa com o Pará voltou a ser realizado junto com os trabalhos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A missão é verificar o peso de carretas e caminhões que saem do Nortão rumo aos portos paraenses e autuar quem descumprir a lei da balança. O excesso de peso danifica o asfalto e ação busca reduzir os danos e aumentar a segurança dos usuários.


O DNIT tem contrato de fiscalização com balança móvel, que é indispensável para a  realização dos trabalhos. Chamada de Unidade Móvel operacional, a balança tem estruturas que são formadas por balanças portáteis estáticas e móveis dinâmicas, além da balança, a equipe precisa de equipamentos e sistemas associados que permitem indentificar o excesso de peso nos veículos, e que são aprovados e homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


As carretas e caminhões serão fiscalizados por amostragem, e, aqueles que estiverem transportando carga em desacordo com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), serão autuados com as medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.


O trecho está totalmente pavimentado e tem aumentado o fluxo usando a rota para escoar grãos de soja e milho, a rodovia é a principal rota utilizada no escoamento da safra de Mato Grosso. As cargas são transportadas até os portos chamados de Arco Norte para o mercado externo.