98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 01/04/2022

DIA DA MENTIRA: como fake news podem influenciar no resultado das eleições

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Hoje, 1º de abril é “comemorado” o dia da mentira. Mas saindo do tom de brincadeira, as mentiras podem gerar graves problemas e encaradas como crime, como é o caso fake news.


O sócio-diretor do Nelson Wilians Advogados, Sergio Vieira, afirmou que em um ano de eleições presidenciais, as fake news voltam a ser debatidas com mais frequência, já que quatro anos, as mentiras contadas como verdades interviram no resultado das eleições.


Sergio destacou a melhor forma de combater a desinformação é uma cadeia de disseminação de notícias falsas, ou seja, nas dos usuários.


Como combater como fake news?


O especialista também indicou que, na dúvida, não compartilhe. Essa é uma ideia ainda-chave cada vez comum em aplicativos de bate-papo e redes sociais, no entanto, parece ser pouco mais adotado.


" Os cidadãos combatem a de notícias falsas com medidas simples verificam a verdade e não podem divulgar os dados, ".


O explica que há diversas formas, dentre elas advogados: desconfiar de manchetes sensacionalistas, verificar se a mensagem contém erros de se atentar à notícia enviada, pesquisar no Google notícia foi publicada em outros sites e checar em sites de notícias, origem da informação recebida. Não basta uma lei se não houver efeitos no dia a dia e denúncias ”, explica Vieira.


A lei federal prevê pena de oito anos de prisão, além de multa, para quem fez denúncia falsa com finalidade, e pun apenas fake news relacionadas às. Portanto, todas as demais ficam em um limbo.


As notícias falsas são sob diversos disfarces. São mensagens de whatsapp com supostas denúncias, várias fotos manipuladas ou fóruns de contexto, textos inverídicos sob o formato de notícias e outras formas de áudio de difundir mentiras. O problema cresceu neste ano em função da pandemia do coronavírus, com informações falsas que apenas alimentam teorias de conspiração e propagação de informação, além de, muitas vezes, aumentarem preconceitos. Nas lojas, o problema tende a se agravar. Com a campanha eleitoral tende a ser ainda mais virtual, o que contribui para a pandemia de notícias, falsas e a falsa. Lamentavelmente, não afirmamos muito no combate às Fake News desde a última eleição de 2018 .


A desinformação é a arma de diversos líderes políticos não apenas no Brasil. Esta estratégia, apesar de antiética, é eficiente para menos preparada ou com valores morais duvidosos.


Um grande componente da retórica política nacional vem sendo a desinformação. As Fake News tiveram um papel muito importante nas campanhas eleitorais, pois são importantes os candidatos como para usar, diminuir e desqualificar aqueles que usam seus recursos. Algumas vezes também são utilizadas para propagar supostas vantagens e pontos positivos de seu programa político ”, alerta Sergio Vieira.


Como saber se a informação é segura?


Algumas dicas são buscar dados em sites de governo, como portais governamentais. Pesquisar também se a informação está em sites de notícia verdadeira, uma maneira é digitar o título no buscador. veículos de imprensa virem a divulgar notícias falsas e criar seções específicas para o tema, que sejam verdadeiras sobre o tema falso ou combater saber se a diversos. O eleitor que há suspeitar de alguma Fake News relacionado à campanha eleitoral, em qualquer lugar do país ”, destacou. Os canais que recebem estas denúncias são o Pardal, o aplicativo do tribunal Superior Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e as assembléias da Justiça Eleitoral

FONTE: MF Press Global