98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 03/05/2022

O que causa e agrava a azia? Médico explica

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A presença da sensação constante de queimação, conhecida como azia, causa desconforto para milhares de brasileiros. O médico e Mestre em Ciências da Saúde, Tasso Carvalho, explicou que a azia pode ser consequência de uma série de condições.


O que agrava a azia?


Segundo o Dr. Atitudes, como o fumar, o maior, o sofrimento e o agravamento do quadro. Os estudos científicos que utilizam métodos diagnósticos como endoscopia digestiva alta evidenciaram forte relação entre o tabagismo e esofagite azia ”.


Além de fumar, o médico afirmou que deitar logo após as refeições podem agravar os sintomas da doença. “Manter a posição ereta logo após se alimentar cerca de pelo menos 30 minutos é recomendado para pessoas que sofrem com azia, uma vez que evita refluxo gastroesofágico. Para as pessoas que possuem a Doença do Refluxo Gastroesofágico, recomenda-se dormir com a cabeceira elevada.”


Carvalho comunicado que há comprovações científicas de estudos ainda não robustas para uma ideia de estímulo à vasoconstrição e gerazia. É comum que haja piora do sintoma que já apresentam doença do refluxo gastroesofágico ao fazerem jejuns prolongados, maior que 14 horas. Outro lado, não há observado de que o jejum prolongado, em pacientes previamente hís e com dieta adequada, cause azia ”.


Azia tem cura?


Conforme o profissional da saúde, os sintomas da azia costumam ser amenizados ou desaparecem com o uso de medicamentos, que são receitados pelo médico. Na maioria dos casos, utiliza-se antiácidos para resolver esse causador pelo refluxo de ácido do estômago para o esôgafo.


O médico também disse que identifica as causas da azia para evitar que o sintoma evolua para um problema mais grave e extremamente importante. Por isso, ter atendimento médico logo no início dos sintomas é essencial.

FONTE: MF Press Global