98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 04/11/2021

Saúde mental: brasileiros sofrem de distúrbio de personalidade que agrava ansiedade generaliza

FOTO: Assessoria
FOTO: Assessoria

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e também é o quinto local do mundo com mais incidência de casos de depressão. Isso torna sua população suscetível a inúmeras consequências, como os distúrbios de personalidade, dentre eles, o Transtorno de Personalidade Histriônica (TPH).


O neurocientista PhD, psicanalista e biólogo Prof. Dr. Fabiano de Abreu explica que esse problema é caracterizado por um padrão emocional excessivo e ansiedade recorrente. Segundo seu estudo publicado no Brazilian Journal of Development, o paciente busca aprovação social e atenção constante. Como consequência, sente-se ansioso e torna-se emocionalmente dependente.


Mestre em psicanálise, Fabiano de Abreu pontua que “estamos presenciando um estágio de personalidades dramáticas que desencadeia distúrbios e síndromes que estão fazendo a sociedade adoecer. Isso aumenta ainda mais a prevalência do sentimento ansioso e gera um comportamento anti-social generalizado”.


Esse distúrbio desencadeia um narcisismo patológico, onde o paciente busca incessantemente por atenção de outras pessoas. Entretanto, o Doutor em neurociência destaca que isso não deriva apenas de condições genéticas: é resultado também do comportamento individual.


O uso exacerbado de redes sociais é propício para agravar esse distúrbio quando não tratado. O Instagram, por exemplo, promoveu uma atualização que “oculta” a quantidade de likes devido especialistas alertarem transtornos de personalidade recorrentes, onde os usuários buscavam incessantemente por likes e comentários. 


Outra característica deste problema é a dificuldade do paciente em lidar com opiniões contrárias. Raiva, medo constante e preocupação excessiva com a aparência física são outros sintomas frequentes. A longo prazo, o Transtorno de Personalidade Histriônica promove estresse excessivo e prejudica o funcionamento normal dos neurônios. 

FONTE: MF Press Global