98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 16/06/2020

REDES SOCIAIS NO BRASIL

Você pega seu celular pra verificar uma notícia ou ver o perfil de uma amigo ou amiga e se dispersa com outro tipo de conteúdo, fica ali por alguns minutos e depois sai, isso se repete por várias vezes durante o dia, mas agora você soma todas as vezes que isso aconteceu no dia e descobre que passou horas “perdendo” seu tempo em redes sociais.


Obviamente esse não é o maior dos problemas do Brasil com redes sociais, claramente temos pessoas que passam horas a frente das redes, tanto trabalhando e produzindo conteúdo quanto consumindo e queimando seus dados móveis. Isso fez com que o Brasil se torne o 2º pais com mais tempo em redes sociais. Nos último sete anos o aumento foi de quase 60% em média, esses são números globais descobertos em uma pesquisa realizada em 2019.



E com essa pandemia causada pelo Coronavírus o número aumentou ainda mais, pois o brasileiro está acima da média mundial que são de 2h30, nós chegamos a ficar a frente da internet por 4 horas diárias em rede fixa, simplificando WI-FI, já nos dados móveis nós estamos na média global, um aumento de 30 minutos diários no 4G apenas, a pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Ericsson que entrevistou mil consumidores mostrou que 92% alegaram esse aumento.



A Ericsson também identificou um crescimento de 5069% no tempo gasto em plataformas de videoconferências. Em ferramentas educacionais o aumento foi de 340% e em serviços de delivery chegamos a 51% mas esse era de se esperar mesmo.



Mas voltando ao consumo de redes sociais, em uma pesquisa básica realizada aqui na Meridional Fm nós descobrimos que o instagram bate facilmente todas as outras redes sociais e o crescimento global é bem expressivo, hoje o número de usuários ativos passa de 1 bilhão, mas o insta, ainda perde para o facebook com o número de usuários no mundo chegando a 2,234bilhões.


Mas nem sempre ter o maior número de usuários significa ter o maior número de acesso. Um exemplo disso é o brasileiro, no brasil a rede social mais utilizada é YouTube com cerca de 95% da população estar presente na plataforma, seguido do Facebook e separamos aqui uma lista com as redes mais acessadas por nós.



1.       YOUTUBE


Só pra você ter uma noção da força do YouTube no Brasil, a KondZilla é a 6º colocada entre os 10 maiores canais do mundo com 55,1 milhões de inscritos


2.       FACEBOOK


De todos os usuários do FaceBook o verde e amarelo ocupa 130 milhões deles, ficando junto com a Indnésia e perdendo apenas para Índia e Estados Unidos.


3.       WHATSAPP


O famoso “zap” deixou de ser apenas um aplicativo de mensagem instantâneas e se tornou um aplicativo necessário em pelo menos 89% dos smartphones dos brasileiros.


4.       INSTAGRAM


Com um potencial gigante de crescimento o instagram bateu o Snapchat e hoje vem crescendo muito não só no Brasil, os maiores sites de informações usam as redes sociais para buscar notícias e com isso as celebridades começaram a realmente usar o aplicativo para divulgar notas, dar explicações, lançar conteúdo, sorteios e tudo mais o que você com certeza já viu na rede. As expectativas mundiais para o insta são as melhores possíveis e há quem diga que em breve será a maior do mundo, e um breve muuuuuito breve.


5.       FACEBOOK MESSENGER


Essa é uma ferramenta de mensagens instantâneas do próprio FaceBook, hoje não é mais possível responder mensagens pelo aplicativo por esse motivo o aplicativo se torna essencial para alguns usuários, principalmente para empresas que podem colocar respostas automáticas e até uma série de Stories exclusivas para a plataforma.



Saindo do Top 5 e entrando no Top 10 das redes sociais mais utilizadas pelo brasileiro vem o Twitter, seguido do LinkedIn, Pinterest que é muito usada para decoração, tatuagens e wallpaper, Skype e também o SnapChat.

FONTE: Resultados Digitais / Maiores e Melhores / poca Negcios / R7 / 180graus