O Papa Francisco fez referência a essa imagem da Mãe de Deus “apressada” na última sexta-feira (25), dia do ato de consagração da Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, quando disse gostar de pensar “em Nossa Senhora com pressa, que se apressa para nos ajudar, para nos guardar”. No dia anterior, o Papa recebia em mãos à obra de Mari Bueno intitulada “Maria às pressas”.
A imagem de Nossa Senhora “apressada”, narrada pelo próprio texto bíblico da “Visitação”, quando Maria sai às pressas para servir a sua prima Isabel, chegou às mãos do Pontífice no dia anterior, personificada num quadro.
A citação bíblica “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), que inspirou Mari Bueno, também foi escolhida pelo Papa como lema da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023. Essa frase bíblica dá início ao relato da “Visitação”, episódio bíblico que se segue à Anunciação, quando o anjo disse à Maria que iria ser a mãe do Filho de Deus.
O quadro com Nossa Senhora feito pela artista sacra foi entregue a Francisco quase três anos depois da criação, devido ao contexto da pandemia, mas, mesmo assim, foi “num momento ideal”, comentou Mari, “saber que uma obra minha chegou nas mãos do Papa e vem a colaborar com este momento de união dos filhos de Deus em oração pela paz, conduzidos pelas mãos de Maria para acalentar a dor e o sofrimento. Tendo Maria como exemplo”, motivou ainda a brasileira, “que tenhamos ação e movimento em direção a todos que precisam de ajuda”. O próprio Pontífice tem exortado para deixarmos “que Nossa Senhora nos leve pela mão” para que seja “Ela – a Mãe que o Senhor nos deu – a nos proteger e nos guardar”.
O Papa Francisco, segundo a artista contou ao Vatican News, ficou muito contente e agradeceu por receber a tela, elogiando o talento da brasileira e da sua arte que serve à liturgia. Para Mari, “um presente de Deus”:
“Eu recebi essa notícia no sábado pela manhã, fiquei muito feliz de saber que está nas mãos do Papa Francisco e nesse momento tão importante para todos nós. Esse momento de união do mundo inteiro, através também das mãos de Maria, onde nós pedimos a intercessão para que a paz seja estabelecida o mais rápido possível. É realmente um momento muito especial para mim também como artista sacra, saber que a arte sacra, que é o papel dela, está a serviço também.”