98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 07/04/2022

SINOP: Profissionais da educação participam de curso de primeiros socorros

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Os servidores da educação estão participando do curso de “Primeiros Socorros no Contexto Escolar”, ministrado através de uma parceria entre a Cares Treinamentos e a Prefeitura de Sinop. Profissionais de 14 unidades escolares, entre EMEI’s – Educação Infantil e EMEB’s – Ensino Fundamental, da rede municipal de educação, já estão capacitados, e nos próximos dias as demais unidades também receberão o curso.


O curso atende a Lei 13.722 (Lei Lucas), conta com uma carga horária de quatro horas. O objetivo é capacitar todos os profissionais da rede municipal, durante o ano de 2022, para prestarem os primeiros socorros até a chegada do atendimento especializado.  Entre os principais benefícios do curso estão o conhecimento teórico e prático para prestar primeiros socorros; Segurança para aplicar as técnicas construídas durante o curso; Manutenção da vida até a chegada do socorro especializado; ficar em conformidade com a legislação - Lei 13.722 (Lei Lucas).


Diante da possibilidade de um acidente ou qualquer outra emergência, é fundamental, e muitas vezes questão de sobrevivência, os responsáveis pelas crianças saberem agir prestando os primeiros socorros até a chegada do serviço de emergência médica, reduzindo assim possíveis consequências mais graves.


Também são trabalhados conteúdos teóricos como: Avaliação da cena; Acionamento do serviço de emergência local; Avaliação da vítima; Ressuscitação cardiopulmonar (RCP); Desfibrilação externa automática (DEA); Desobstrução de vias aéreas (engasgo); Sangramento interno e externo; Ferimentos e curativos; Queimaduras térmicas, químicas e elétricas; Emergências clínicas (asma, hiperventilação, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, convulsões e desmaios); Emergências diabéticas; Lesão na coluna e Remoção e transporte básico.


A auxiliar de coordenação pedagógica, Samila Aparecida da Silva, ressalta a importância do curso para os profissionais da educação. “O curso de Primeiros Socorros no Contexto Escolar ministrado pela Cares foi completamente diferente de qualquer outro que eu tenha participado. Ele foi completo, conseguimos realmente aprender porque todas nós aprendemos na prática, os primeiros socorros. Creio que estamos muito mais preparadas caso ocorra um incidente na escola”, pontuou.


Na prática, esses profissionais estão aprendendo a realizar a avaliação da cena através de cenário simulado, avaliação da vítima e gravidade da situação, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) através de estudo de caso, manobras para desobstrução de vias aéreas (engasgo), contenção de hemorragia e curativos, restrição manual em vítimas com suspeita de lesão na coluna e resolução de cenários simulados envolvendo emergências clínicas.

FONTE: Assessoria