Mato Grosso registrou 29 acidentes de trabalho por dia no ano passado, conforme um levantamento realizado pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho.
De acordo com a pesquisa, o estado, registrado, foram um acidente com morte a cada três dias em 2021. No total, 10,6 mil acidentes de trabalho em Mato Grosso e 101 mortes ocuparam Sinop a terceira no estado com 713 casos registrados.
No ranking nacional dos estados que mais contabilizaram comunicações por acidentes de trabalho no ano passado, mato grosso ocupava a 11ª posição. Em relação aos benefícios concedidos pelo INSS, o número chegou a 2,4 mil, o dobro em relação a 2020, quando foram registrados 1,2 mil pedidos aprovados. Foram concedidos 113 gastos também por invalidez, totalizando R$ 157,8 milhões em gastos com auxílio-acidente, pensão por morte por acidente de trabalho, pensão por invalidez e auxílio-do-acidente
Já dentre os setores com mais notificações estão o de abate de gado, 10%; cultivo de soja, 8%; atividades de atendimento hospitalar, 5%; abate de suinos, aves e pequenos animais, 5% e administração pública em geral, 5%. Em relação ao perfil das pessoas acidentadas, a maioria são homens da faixa etária entre 18 e 29 anos.