98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 10/06/2020

Secretário é alvo de investigação por morte de idoso com Covid que não conseguiu vaga em UTI em MT

Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo — Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo — Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, está sendo investigado pelo Ministério Público de Mato Grosso após a morte de um idoso em Vila Bela da Santíssima Trindade.
O MPE disse, nessa terça-feira (9), que instaurou procedimento administrativo para apurar a responsabilidade pessoal do secretário em relação à morte de um paciente idoso, diagnosticado com Covid-19, por falta de UTI.



Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que ainda não foi notificada a respeito da investigação e salientou que, tão logo esta pasta seja comunicada oficialmente, estará prestando todas as informações e esclarecimentos ao órgão.


O promotor de Justiça Samuel Telles Costa ressalta que embora tenha sido divulgado no boletim da SES dessa segunda-feira (8) que há 120 leitos de UTI disponíveis na rede pública estadual, a informação repassada pelo setor de regulação foi de que não existiria vaga disponível.



O MP chegou a ingressar com medida judicial para garantir o atendimento ao paciente idoso, obteve decisão judicial favorável, mas ele acabou não resistindo à gravidade da doença.
O MP entrou em contato com o setor de regulação e obteve a mesma informação, de que não havia leitos de UTI disponíveis na rede pública.


Na ação, ele havia pedido a disponibilização, em caráter de urgência, da vaga de leito em UTI e transporte aéreo ao paciente, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil, no prazo improrrogável de 24h.

FONTE: G1