98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 22/03/2022

Safra 2021/2022 não teve veranicos em Mato Grosso

FOTO: Lenine Martins/GCom-MT
FOTO: Lenine Martins/GCom-MT

A distribuição das chuvas na safra 2021/2022 vem sendo favorável aos agricultores mato-grosenses. De acordo com o Boletim Agrometeológico nº 17, divulgado pela Embrapa Agrossilvipastoril, até o momento, não houve períodos de veranico no estado. Mesmo com o grande volume de chuvas, as alterações foram causadas por fatores climáticos.


período no site da Embrapa Agros, publicado em mostrasil disponível como chuvas que se iniciaram nos primeiros dez dias de setembro se mantidos em volumes esperados até 15 de março, de recorte deste. Uma nova edição será elaborada pela pesquisa em junho, após o termo do período chuvoso e segunda da safra. Com a regularidade das chuvas acima, a valorização do solo durante a época máxima foi alcançada no início de novembro e se manteve máxima durante toda a safra.


De acordo com os dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril, este período registrou o maior volume total de chuvas dos cinco anos. Até 15 de março foram registrados 2.174,7 mm de chuva. O destaque foi o mês de novembro, com 669mm, o maior volume para este mês da série histórica, eo segundo decêndio de fevereiro, com 334mm. Neste período de chuvas a colheita favoreceu as colheitas em grande parte, o grande pontuais com grãos oriundos, ora pontuais com grãos ornados.


Em novembro a Embrapa Agrossilvipastoril foi lançado o primeiro Boletim Agrometeorológico desta safra. O documento mostrou que uma distribuição das chuvas havia favorecido a semeadura e o estabelecimento das lavouras de soja em Mato Grosso.

FONTE: Assessoria