98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 21/01/2022

Sinop continua à frente da Associação Turística liderando outros nove municípios

Foto: Luciano André/ assessoria
Foto: Luciano André/ assessoria

Aconteceu no último dia, 18, no município de Lucas do Rio Verde, a primeira reunião ordinária para a eleição da nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, formada pelos municípios de Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Tapurah, Cláudia, Santa Carmem, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte.


A Associação foi instituída através de um programa do Ministério do Turismo em que divide os Estados por regiões, agrupando os municípios para inseri-los no mapa do turismo brasileiro com foco na promoção e desenvolvimento do turismo regional.


A representante de Sinop, a turismóloga Leidiane Viegas, foi reconduzida ao cargo de presidente por mais dois anos, tendo sido eleita a representante de Nova Mutum, Bruna Tomazzini, como vice-presidente. Além da eleição, também entrou em pauta o desenvolvimento de ações integradas entre os municípios, como por exemplo, uma agenda compartilhada para que uma cidade possa conhecer a programação e as atrações das outras, além da promoção de eventos em conjunto entre todas as cidades que integram o Portal. A ideia, segundo a turismóloga, Leidiane Viegas, é promover um evento único, mas dividido em etapas com previsão de que seja realizada uma em cada município, a fim de que seja fomentado o potencial turístico de forma integrada.


Viegas destaca, ainda, que existe um longo caminho a ser percorrido pelo Portal do Agronegócio, mas que Sinop e todos os demais municípios que o compõem estão um passo a frente. “O Ministério do Turismo prioriza os municípios que estão inseridos no mapa do turismo brasileiro, principalmente no que diz respeito à análise de projetos e liberação de recursos”, pontuou lembrando que esses recursos também variarão de acordo com a classificação [de A à E] de cada município. Sinop está na categoria B.


A turismóloga ressalta que o trabalho conjunto da Associação beneficia todos os agentes envolvidos no processo de desenvolvimento do turismo, como órgãos públicos, entidades de classe e prestadores de serviços, como hotéis, restaurantes, agências de viagens e empreendimentos de lazer. “Estamos muito bem organizados, com uma Associação totalmente legalizada, com uma sede estruturada em Sinop e principalmente com um bom entendimento entre as cidades de que juntos seremos mais fortes para conseguirmos desenvolver o turismo regional em todas as suas ramificações, seguindo o Plano Nacional de Turismo (Governo Federal), fortalecendo a economia”, pontuou.


O Estado de Mato Grosso possui 15 Instâncias de Governança Regional. Destas, apenas três estão legalmente instituídas, entre elas A Associação Turística Portal do Agronegócio.

FONTE: Assessoria