98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 20/01/2022

Covid-19 e dengue: especialista orienta como distinguir os sintomas

FOTO: Divulgao
FOTO: Divulgao


Sintomas de febre, cansaço ou mal-estar: são sinais de dengue, ou covid? Em meio a esse período pandêmico, que a população vem enfrentando pelos diferentes vírus que estão circulando, fica difícil identificar logo de cara qual seria a doença.


Os sintomas podem ser confundidos, e é preciso atenção para distingui-los. De acordo com o professor de medicina da UNIC, Tiago Rodrigues, a febre é o principal motivo da ‘confusão’, pois ela é comum em todas as doenças virais. “Tanto a Dengue, como o Zika Vírus e a Chicungunha têm o potencial de causar febre nos contaminados, assim como a covid-19, podendo gerar a dúvida no diagnóstico”, contou.


A orientação segundo o especialista é observar algumas condições do corpo, que podem ser divergentes de uma doença para a outra. “As dores no corpo e nas juntas são características marcantes, dos vírus que o mosquito Aedes Aegypti transmite. No entanto, apesar de poder acontecer, a dor não é comum quando a pessoa é acometida com o coronavírus”, explicou


O profissional acrescenta que é importante observar os sinais respiratórios e gripais. “A dor de garganta, congestão nasal, coriza etc., são comuns na covid-19, mas isso não é frequente nas arboviroses”, explica. Os principais sinais de alarme em relação ao coronavírus, são o cansaço, a falta de ar e a piora dos sintomas. “Então, se existe uma crescente dos sintomas ao longo dos dias, deve-se procurar um pronto-atendimento o mais rápido possível”, orienta.


Apesar dos números de casos no estado terem diminuído em 2021, em comparação com o ano de 2020, a preocupação em relação à dengue se mantém, pois em Mato Grosso, o risco de contaminação ainda se encontra em nível alto, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde de MT. Lembrando que 2021, registrou 26.903 casos notificados de dengue em todo o estado, com 13 mortes, sendo 9 confirmadas e 4 óbitos em investigação.

FONTE: Lvia Kriukas / Com Assessoria