98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 10/03/2022

Estímulo musical pode ser chave para auxiliar crianças no aprendizado de novos idiomas

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Gustavo Salda ficou conhecido pela grande inteligência e pelas habilidades musicais que impressionaram diversos meios de comunicação dentro e fora do Brasil. O menino, de apenas 8 anos, já toca 7 instrumentos e, recentemente, publicou em suas redes sociais um vídeo cantando em espanhol. O fato já chamou a atenção, pois, o espanhol qual o pequeno pode alcançar se terceira língua. "O Gustavo sempre gostou de outros idiomas. Com menos de um ano, o desenho favorito dele era um não qual o personagem ensinava de alguma forma como crianças "relata a mãe, Luciane Saldanha.


De acordo com ela, mesmo assistindo filmes e desenhos em outras línguas, Gustavo parecia não se incomodar com a falta de compreensão e optar por explorar novos idiomas semper que. Quando começou a gostar dos Beatles, descobriu que eles haviam gravado cantar algumas músicas em algumas vezes ”, afirma Luciane trechos de algumas algumas vezes.


A psicóloga Leninha Wagner defende que a música pode ser uma aliada no estímulo ao aprendizado de novos idiomas.


É uma prática pedagógica comprovadamente. Trabalha como habilidades sociais, ritmo treinado a oralidade, através da emoção, im e trabalha uma psicomotricidade sequencial que forma a memória melodia e cria uma nova forma de expressão ampla. Apresentar um novo idioma através da música, aumentar o prazer da atividade através do lúdico”, explica.


A especialista chama atenção para importância de aprender novos idiomas ainda na infância.


Na infância o cérebro está em franco desenvolvimento, a neuroplasticidade promove os processos de aprendizagem pela adaptação ao novo”, pontua. De acordo com ela, a superdotação, que tem um QI de 140, em conjunto com sua paixão de outras linguagens, para a facilidade no aprendizado de outras linguagens. “Juntar as coisas, um novo idioma através da música, para ele em especial, é extremamente prazeroso. Ele não terá limites, será, se assim desejar, 'poliglota'”, afirma.


Além da música, uma psicóloga acredita que existem outras de arte que podem não estimular linguísticos como jogos no idioma, imagens com conceitos, filmes com áudio original, brincadeiras culturais como o halloween e a conversação com nativos. Apesar de ser uma habilidade ilimitada, Leninha alerta para a necessidade de uma rotina leve para as crianças. Todo excesso gera lucro. É necessária a administração do tempo para que não gere tédio pela ociosidade nem estresse pelo excesso de tarefas diárias”, explica.

FONTE: MF Press Global