98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 09/06/2020

Sinop tem mais de 50% dos pacientes que tiveram coronavírus recuperados

Foto: The Texas
Foto: The Texas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop notificou, até as 18h30 desta segunda-feira, 08 de junho, 105 casos confirmados para o novo coronavírus. Desses, 62 foram registrados em laboratórios particulares da cidade e credenciados pelo Lacen para a realização de exames. Dos infectados, cinco estão internados sendo 2 na UTI do Hospital Regional de Sinop, 2 na enfermaria no HR de Sinop e 1 na enfermaria da UPA. 40 pessoas estão em isolamento domiciliar. 54 estão recuperados.


A cidade contabiliza seis óbitos. O último é uma paciente do sexo feminino, 77 anos, com admissão no Hospital Regional dia 30/05/2020, teve seu exame realizado pelo LACEN/MT positivo para COVID-19 em 01/06/2020. Paciente apresentava comorbidades e veio a óbito, ontem de manhã. Desde 16 de março, 214 amostras para SARSCoV-2 foram remetidas ao Lacen. 155 negativaram, seis foram descartadas por não se enquadrarem no padrão laboratorial e outras 14 aguardam resultados exclusivamente daquele laboratório.


CENÁRIO SUSPEITOS


O cenário geral de casos suspeitos no município, isto é, que engloba tanto os testes rápidos positivos quanto exames coletados (RT-PCR ou teste rápido) pela Secretaria Municipal de Saúde e a rede privada tem 135 casos suspeitos, sendo 68 referentes aos testes rápidos positivos em investigação; 67 amostras (RT-PCR ou teste rápido) coletadas aguardando resultado tanto em laboratórios da rede privada quanto pública. 14 amostras encontram-se no Lacen/MT.


TESTES RÁPIDOS


Até o momento, 68 testes rápidos positivos para Covid-19 foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde. Desses, sete foram descartados após investigação, um descartado após protocolo RT-PCR negativo emitido pelo Lacen e 68 se encontram em investigação. Testes rápidos são utilizados para fins de triagem e não diagnóstico. Isso quer dizer que uma ocorrência positiva não será acrescida à contagem geral da cidade até que o ciclo de investigação seja concluído.


Conforme Nota Técnica Nº 05/COE COVID-19/SES-MT, caso confirmado é estabelecido com aplicação de três critérios: investigação epidemiológica, quadro clínico e exames laboratoriais e de imagem. Testes Rápidos são utilizados para triagem e não para diagnóstico.

FONTE: Assessoria