98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 31/08/2021

Kéfera é acusada de plágio em marca de roupas e apaga denúncias

FOTO: Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

A atriz e influenciadora Kéfera Buchmann está no centro de uma polêmica. Nas redes sociais, observadores mais atentos apontam que um modelo de moletom lançado pela grife de Kéfera seria idêntico a outro, disponível no site do Moco Museum, de Amsterdam.


A peça, na cor rosa, traz a inscrição “In art we trust”, que, traduzida para o português, seria “Nós confiamos na arte”. No site do museu holandês, o moletom é vendido por 49,50 euros, equivalentes a cerca de R$ 300, de acordo com a cotação atual da moeda europeia. Na loja on-line da Komfive, a marca de Kéfera, a peça similar está disponível por R$ 240.


A coluna Leo Dias também encontrou outra denúncia feita pelos usuários do Twitter: segundo eles, os comentários sobre a incrível semelhança entre a peça da grife de Kéfera e a que é vendida pelo museu da Holanda têm sido deletados das redes sociais da influenciadora. Foi o que escreveu Gabriela, do @machadopgabi: “E a Kéfera, que abriu uma marca de roupa e agora tá apagando os comentários de quem tá acusando que é plágio do Moco Museum?”.


No meio de tantos comentários, há quem espere um posicionamento da brasileira: “Eu quero só ver quando a Kéfera vai se pronunciar sobre esse babado do plágio. Até agora ela tá se fazendo de morta. Bora mulher, abre a boca”, publicou o perfil @maedosirius.


Em busca desse posicionamento, a coluna procurou a assessoria de Kéfera. Em nota, a equipe da influenciadora afirmou que “a frase usada (no moletom) é de domínio público, não há registro de licença para uso exclusivo, por isso ela é utilizada por diversas outras marcas em casacos, camisetas, blusas, quadros, xícaras e outros produtos similares”.


Ainda de acordo com a assessoria de Kéfera, a frase usada para estampar o moletom da grife da brasileira já foi utilizada como título de um livro dos anos 1980, e de um documentário lançado em 2016: “E é pelo seu significado que ela foi escolhida para essa primeira coleção”.


Por fim, a equipe de Kéfera afirma que as modelagens dos moletons não são exclusivas de ninguém, e nega qualquer desrespeito às leis de propriedade intelectual: “As peças de vestuário são cortes genéricos e não possuem desenho industrial registrado, sendo assim utilizadas de forma legal por diversas marcas do segmento de moda”.

FONTE: Leo Dias