98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 03/03/2022

Orientações sobre uso de produtos veterinários organizadas em SP viram referência para o MT

FOTO: Ana Maio
FOTO: Ana Maio

O Estado de Mato Grosso acaba de lançar uma campanha para os produtores e técnicos a utilizar produtos veterinários de forma adequada. Como ajuda a eliminar resíduos em carnes, ovos, mel e pescados, além de prevenir um dos problemas críticos do setor de saúde: a resistência ao uso de antibióticos.


A Comissão de Educação Sanitária ( SFA -SP) da Superintendência Federal de São Paulo (SFA-SP) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado.


O livro, é um arranjo multimídia que reúne mensagens de texto, infos, mensagens de voz, cartazes e posts para WhatsApp e Telegram. Todo esse material didático deve ser utilizado na relação educador-educando, como forma de sensibilização do público sobre os riscos associados e os produtos veterinários que exigem.


Segundo a superintendente federal de Agricultura de São Paulo, Andréa Figueiredo Procópio de Moura, para ações e os programas de defesa agropecuária serem efetivos no país, é preciso a compreensão dos papéis e responsabilidades inerentes a cada ator desse processo. Os produtores rurais possuem um papel fundamental na proteção da produção agrícola e da pecuária brasileira.


A adoção de boas práticas e o adequado de insumos, como os produtos de uso veterinário, possuem impactos diretos na proteção da saúde, animal e no meio ambiente ”, afirmou. Para ela, o é um instrumento útil para as demais unidades alimentadas que podem coordenar campanhas de uso responsável dos produtos veterinários, como vem sendo feito pela SFA. Numa ferramenta de disseminação de informação clara e acessível, linguagem direta e de fácil compreensão, é uma ferramenta poderosa dentro desse processo.


José de Assis Guaresqui, superintendente da SFA-MT, disse que a campanha lançada em Mato Grosso é um trabalho de excelência com informações que precisam chegar ao produtor. O foco é na produção do alimento com mensagens simples e diretas, para permitir que diversos produtores tenham acesso ao conhecimento ”, afirmou.


O material da CES, segundo ele, vem sendo colocado em prática pelo Mato Grosso. “E a suma importância para o desenvolvimento sustentável da produção, além de promover uma temática de proteção agropecuária, não tem barreiras entre os Estados diferentes e suas realidades relacionadas”, disse.


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) elaborou um Plano de Educação Sanitária e Comunicação Social que tem como fundamento Saúde e Bem-Estar Únicos. A partir desta decisão, a autarquia tem se empenhado em identificar iniciativas convergentes, a exemplo do livro que está sendo utilizado em MT campanha estadual” , explicado o fiscal da Indea e médico Heitor David Medeiros, que está à frente da campanha estadual campanha.


Vale destacar que o conteúdo do livro também vem sendo veiculado no podcast do Mapa, com o título “Minuto Saúde para todos no campo”. Além disso, todas as quartas-feiras algum conteúdo do material é divulgado no Instagram da Enagro (Escola Nacional de Gestão Agropecuária).

FONTE: Assessoria