98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 25/11/2021

No Dia do Doador de Sangue ajude a salvar vidas

FOTO: Assessoria
FOTO: Assessoria

Já que hoje (25), é o Dia do Doador de Sangue, queremos lembrar que a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Sinop, está precisando ampliar e garantir novos estoques de bolsas de sangue. Por isso, uma campanha de doação estará sendo realizada, até o dia 03 de dezembro. 


Ao todo serão duas semanas de campanha de doação de sangue, para garantir os estoques para o final do ano. Os atendimentos serão de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h, sem necessidade de agendamento prévio. Sendo todo tipo sanguíneo é importante.


Para doar, é necessário seguir algumas orientações, como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 60 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. É preciso também, estar descansado (com no mínimo 6 horas de sono); estar alimentado, evitando produtos gordurosos e muito doces; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação e, também, apresentar documento com foto, cartão SUS e endereço com CEP.


Lembrando que as pessoas que contraíram a covid-19, também podem doar, mas, somente a partir do 30º dia após o fim dos sintomas em casos leves ou quando assintomáticos. Nos casos de infecção grave, que resultaram em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após recuperação. Já em relação aos vacinados contra o coronavírus, é necessário aguardar sete dias para fazer a doação.


Vale ressaltar que a unidade de coleta de Sinop completou, em setembro, 20 anos. A unidade, que fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional, tem cerca de 20 mil doadores cadastrados e, neste período de funcionamento, já recebeu aproximadamente 60 mil doações.

FONTE: Lvia Kriukas / Redao Meridional Notcias