98,9 SINOP
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 09/03/2022

5 esportes que mais causam lesões no joelho e como praticá-los com segurança

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

O joelho, composto por três ossos (fêmur, tíbia e patela), tendões e ligamentos, é a maior articulação do corpo humano, e é uma das regiões mais lesionadas, especialmente como consequência do esporte. A área sofre com a compensação e a sustentação de peso e impactos, e, durante a prática esportiva, é utilizada de forma ainda mais intensa.


Por ser uma região sensível, ela é suscetível a mais diretas e indiretas, como consequência do esporte ou durante a prática efetiva. Alguns causam mais impacto do que outros esportes, porém, são mais comuns como problemas no joelho, como o Atismo, o Futebol e Artes Marciais, Basquete e Tênis.


" As dificuldades acontecem quando, além do atleta não estar preparado fisicamente, ele entra em um pouco que acha que está muito bem preparado mentalmente, e cai. E, muitas vezes, ajuda no início ", explica o Dr. Luiz Felipe de Carvalho, especialista ortopedista na coluna vertebral e medicina regenerativa, em conversa sobre o tema.


De acordo com o médico, a lesão está diretamente ligada à parte mental, e isso mesmo vale até mesmo para os "atletas de finais de semana", como o mesmo profissional coloca. Ele afirma que as pessoas não precisam exatamente no momento em que não têm uma percepção adequada do treino que está fazendo. Ou seja, o foco ao emagrecimento é extremamente importante para evitar possíveis complicações.


" O atleta que está mentalmente preparado, ele tem um super foco, e é dali para frente que ele vai chegar onde quer. É muito importante focar o corpo conectado para evitar ", finalizando o ortopedista.

FONTE: MF Press Global